Avançar para o conteúdo principal

Matthijs de Ligt


Voltemos agora atenções para o melhor defesa central sub-21 do futebol mundial.

Matthijs de Ligt é um jovem jogador neerlandês nascido a 12 de agosto de 1999 na localidade de Leiderdorp. O central começou a sua formação no FC Abcoude – um pequeno clube da província de Utrecht. Na temporada 2009/2010, de Ligt transferiu-se para a formação do AFC Ajax, o maior clube dos Países Baixos e um dos históricos do futebol mundial.

Após várias épocas ao serviço dos escalões jovens, o defesa central estreou-se como sénior num jogo da segunda divisão neerlandesa que opôs o Ajax B ao FC Emmen. Na mesma época, estreou-se pela equipa principal num jogo da taça neerlandesa frente ao Willem Il – vitória do Ajax por 5-0 onde um dos golos foi apontado pelo central. Ao todo, na época 2016/2017, Matthijs de Ligt realizou 43 jogos, apontando 4 golos, com destaque para a final da Liga Europa que opôs o Ajax ao Manchester United (0-2), que marcou a estreia do jovem em finais europeias com apenas 17 anos.

Desde que ganhou a titularidade no eixo central defensivo nos De Joden nunca mais a perdeu. A época passada fica marcada por dois momentos que se complementam: a época estrondosa a nível individual e a fantástica campanha do Ajax dessa temporada. Mas já lá vamos.

A nível individual, Matthijs de Ligt realizou 55 partidas, apontado 7 golos ao serviço do Ajax. Estes números ajudam-nos a elucidar, não só a época do neerlandês como também a época do Ajax. Ao lado de nomes como Hakim Ziyech, Frenkie de Jong, Donny van de Beek, André Onana, Dusan Tadic, Daley Blind e muitos outros, Matthijs de Ligt contribui para a sensacional campanha do Ajax na edição transata da Liga dos Campeões:

- na fase de grupos não sofreu qualquer derrota – num grupo onde havia o colosso germânico Bayern de Munique e o SL Benfica;

- na fase a eliminar, o clube neerlandês realizou o feito de eliminar o na altura tricampeão da prova milionária Real Madrid num agregado de 5-3 – na 1ª mão o Real Madrid venceu nos Países Baixos por 1-2 e na 2ª mão o Ajax espantou o mundo do futebol ao aplicar “chapa 4” no Santiago Bernabéu, vencendo o jogo por 1-4.

- nos quartos-de-final o Ajax eliminou a Juventus no Estádio de Turim e nas meias-finais sucumbiu aos pés do Tottenham Hotspur, numa eliminatória imprópria para cardíacos – por 145 minutos tiveram a um pé da final, por 35 minutos ficaram fora da final.

Finda a temporada passada, muito se especulou pelo futuro do jovem neerlandês. O mercado de transferências do verão passado foi uma autêntica novela em torno da sua saída do clube de Amesterdão. Mas a 18 de julho de 2019 o seu futuro ficou definido e Matthijs de Ligt foi anunciado como reforço da Juventus a troco de 75 milhões de euros (mais 10,5 milhões em objetivos), tornando-se o segundo defesa mais caro de sempre da história do futebol, atrás do seu compatriota Virgil van Dijk.
Na presente temporada ao serviço da Vecchia Signora, de Ligt contabiliza 27 jogos e 2 golos.

A nível de seleção principal dos Países Baixos, o central conta com 23 jogos e 2 golos apontados. É também importante referir o seu bom histórico pelas seleções jovens do seu país.

A nível de títulos, o central de 20 anos conta com uma Eredivisie e uma KNVB Beker no currículo, ambos os títulos conquistados na temporada passada. Por outro lado o craque conta com o prémio de 2018 de Golden Boy e o Prémio Kopa de 2019 (este prémio distingue o melhor sub-21 a atuar na Europa e foi criado em 2008). Foi também eleito para a FIFA Team of the Year 2019.

O central neerlandês é o típico jogador da escola do Ajax (uma das melhores do mundo diga-se). Muito bom com bola e com uma boa qualidade de passe, este jovem demonstra uma excelente capacidade de desarme. Outro dos aspetos onde Matthijs de Ligt se destaca é no jogo aéreo, tornando-o fortíssimo nas bolas paradas ofensivas – os seus golos surgem maioritariamente de cabeça – e defensivas. Ainda tem algumas falhas, sobretudo na antecipação aos lances, mas decerto é já um central a roçar a perfeição.

Com um valor atual de mercado de 75 milhões de euros, o jovem craque ainda não demonstrou todo o seu potencial no gigante italiano. Ainda só tem 20 anos mas se continuar a crescer, em breve será um dos três melhores centrais a nível mundial.








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dejan Kulusevski

Dejan Kulusevski é um jovem jogador sueco, de ascendência macedónia, com naturalidade em Estocolmo a 25 de abril de 2000. Começou a sua formação num clube da sua cidade-natal, o Idrottsföreningen Brommapojkarna, tendo-se transferido para a formação da Atalanta em 2016, estreando-se pela equipa principal do clube italiano na temporada transata. Nesta temporada foi emprestado ao Parma, um dos históricos de Itália, e a experiência tem corrido muito bem: num total de 26 jogos, o sueco já apontou 5 golos e 7 assistências pelo clube da região de Emilia-Romagna. Quem não ficou indiferente à qualidade deste jovem foi a Juventus, que investiu cerca de 35 milhões de euros na sua contratação no último mercado de transferências de inverno. Contudo, a Vecchia Signora decidiu manter o jogador por empréstimo nos Giallo Blu até ao final da presente temporada. A sua boa campanha permitiu-lhe a estreia pela seleção principal do seu país (conta já com uma internacionalização), contando também com ...

Weston McKennie

O homem que se segue é reconhecido como sendo mais um fenómeno norte-americano a brilhar em terras germânicas. Em Gelsenkirchen (uma cidade que evoluiu graças à atividade mineira), mora um tal de Weston James Earl McKennie. Com naturalidade em Little Elm, no estado do Texas, este jovem jogador fez toda a sua formação no FC Dallas. Em 2016, ainda júnior, o Schalke 04 trouxe-o para o futebol europeu - nota para a incrível capacidade dos olheiros dos clubes germânicos no recente e rentável recrutamento de jogadores vindos da América do Norte - e por lá tem continuado até aos dias de hoje.  O norte-americano começou pela equipa sub-19 do clube mas rapidamente subiu à equipa principal dos Die Königsblauen (The Royal Blues), contabilizando até ao momento 83 jogos, 3 golos e 7 assistências em 3 épocas. Com apenas 21 anos, Weston McKeniie é um dos destaques da seleção principal dos EUA, apresentando um total de 19 jogos e 6 golos apontados , tendo também passagens pelos escalões ma...

Sebastiaan Bornauw

Seb Bornauw é um defesa central belga de 20 anos, com naturalidade no município de Wemmel, na Bélgica. A sua paixão pelo futebol começou desde muito cedo, tendo feito toda sua formação na academia do Anderlecht, considerada uma das melhores do mundo. As suas prestações ao serviço dos escalões mais jovens do clube primodivisionário belga valeram-lhe a subida à equipa principal onde se estreou a 28 de julho de 2018, numa partida do campeonato belga contra o KV Kortrijk. Nessa temporada (2018/2019), o jovem belga realizou 28 jogos, tendo apontado 1 golo. Na janela de transferências do verão passado, Bornauw mudou de ares e transferiu-se para o FC Köln, clube recém-promovido à primeira divisão alemã - Bundesliga -, a troco de 6 milhões de euros. Esta temporada tem sido de afirmação para o jovem belga, que rapidamente cimentou um lugar na equipa-base da turma germânica, levando já 22 jogos aos quais se conjugam 5 golos (todos eles apontados na Bundesliga e que fazem dele o segundo melh...